Bem-vindo ao blog da Melnick
Aqui você encontra conteúdos e notícias sobre a nossa empresa e temas que fazem parte do nosso dia a dia. Aproveite este espaço e fique por dentro das nossas novidades
INSTITUTO MELNICK: COMPROMISSO COM TRANSFORMAÇÃO URBANA, SOCIAL E CULTURAL

Entidade trabalha em iniciativas de aprimoramento de espaços públicos, promoção da arte urbana acessível e geração de impacto social nas comunidades.
Com 55 anos de experiência, a Melnick possui um legado de projetos voltados à requalificação de espaços públicos. Agora, com o objetivo de fortalecer essas e outras iniciativas, ampliando seu potencial de impacto social, surge o Instituto Melnick. Criado em 2025, o Instituto é responsável pela gestão do investimento social privado da Melnick e atua como articulador e estruturador de ações urbanas, culturais e sociais.
Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU — especialmente os ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) — o Instituto Melnick tem como missão gerar impacto positivo em Porto Alegre e na Região Metropolitana, promovendo espaços urbanos mais acessíveis, integradores e acolhedores.
Três frentes, um mesmo objetivo
O Instituto Melnick desenvolve suas atividades em três áreas principais e complementares. Juntas, elas representam uma abordagem estratégica e coordenada para qualificar o ambiente urbano, democratizar o acesso à cultura e melhorar a qualidade de vida nas comunidades em situação vulnerável.
1. Requalificação de espaços urbanos

A primeira frente de atuação é voltada para os espaços urbanos, com destaque para a revitalização de praças públicas. Iniciado no bairro Bela Vista, com planos de expansão para outras regiões. As ações buscam transformar esses locais em centros de convívio, lazer e bem-estar.
As intervenções incluem:
- Revitalização paisagística e instalação de mobiliário urbano;
- Criação de pet places, playgrounds modernos e áreas destinadas à terceira idade;
- Pistas de caminhada pavimentadas, banheiros públicos e Wi-Fi gratuito;
- Infraestrutura acessível e inclusiva;
- Parcerias com órgãos públicos e privados para garantir manutenção, segurança e zeladoria;
- Envolvimento da comunidade local desde a fase de escuta até o uso e conservação dos espaços.
2. Valorização da arte urbana

A segunda frente é dedicada à democratização da arte e da cultura urbana. Porto Alegre tem forte tradição artística, com museus, galerias e exposições reconhecidas nacionalmente. O Instituto Melnick busca expandir esse universo para os espaços públicos, promovendo a arte como ferramenta de integração e valorização da cidade.
Entre as ações desenvolvidas estão:
- Instalação de esculturas em empreendimentos residenciais e comerciais;
- Pintura de painéis artísticos em praças públicas;
- Lançamento do projeto “Cidade das Artes”, com mapeamento das obras de arte espalhadas em Porto Alegre;
- Obras de artistas renomados;
- Parcerias com instituições com mesmo objetivo.
Essa frente também atua em conformidade com a Lei Municipal 10.036/10, que incentiva a inserção de obras de arte em novos edifícios na cidade.
3. Desenvolvimento de comunidades

O terceiro pilar do Instituto envolve impacto social direto, com foco na transformação de territórios vulneráveis. Um dos principais projetos é o Favela 3D Bairro Costaneira, em Eldorado do Sul, uma parceria com a ONG Gerando Falcões, a Gerdau, outras empresas parceiras e instituições. A região, que abriga mais de 500 famílias, está passando por mudanças significativas em áreas como:
- Moradia digna, regularização fundiária e infraestrutura urbana;
- Pavimentação, drenagem, saneamento básico e energia elétrica;
- Educação complementar, capacitação profissional e empregabilidade, com ênfase em jovens e mães;
- Criação de um hub comunitário multiuso, com serviços, eventos e acesso à tecnologia;
O Instituto Melnick, além de investir recursos, é um dos idealizadores da iniciativa e participa ativamente da sua governança.
Compromisso de longo prazo com a cidade
O compromisso da Melnick com a transformação urbana é visível desde a criação do movimento “I Love POA”, há 25 anos. O letreiro, presente em vários pontos da cidade, tornou-se um símbolo da valorização do espaço público e da relação afetiva com Porto Alegre.
Outros marcos incluem:
- Recuperação de mais de 10 km de ciclovias urbanas;
- Revitalização do calçadão e dos canteiros centrais da orla de Ipanema;
- Reforma do Viveiro Municipal, com mais de 2,5 mil hectares de área verde;
- Ações de apoio à população durante a pandemia de Covid-19 e enchentes no Estado.
A Melnick tem mais de duas décadas de ações públicas e sociais, mantendo uma forte conexão com o Rio Grande do Sul. O Instituto é um novo passo nesse compromisso com a Capital. A longo prazo, sua missão é transformar Porto Alegre e outras cidades em ambientes mais conectados, humanizados, que inspirem pessoas, impulsionam empresas e acolham todos os seus habitantes.
Para conhecer mais sobre as frentes de atuação, projetos e próximas ações, acesse: www.melnick.com.br/instituto-melnick