Bem-vindo ao blog da Melnick

Aqui você encontra conteúdos e notícias sobre a nossa empresa e temas que fazem parte do nosso dia a dia. Aproveite este espaço e fique por dentro das nossas novidades

A Melnick - 30/08/2023

CASA MOINHOS RECEBE CERTIFICAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO NÍVEL MÁXIMO DE EXCELÊNCIA

CASA MOINHOS RECEBE CERTIFICAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO NÍVEL MÁXIMO DE EXCELÊNCIA

O empreendimento Casa Moinhos, da Melnick, lançado recentemente, foi certificado na modalidade “Diamante”, pelo Programa de Premiação e Certificação em Sustentabilidade Ambiental da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Este programa busca incentivar, promover e reconhecer ações e práticas sustentáveis em edificações tendo em vista a redução dos impactos ambientais, tais como a diminuição do consumo de água, de energia, redução das emissões diretas de gases de efeito estufa e a redução e reciclagem de resíduos sólidos. Além disso, ainda busca estimular e fomentar a política de construção sustentável da Capital.

Acertificação do Casa Moinhos atende, em um primeiro momento, a uma demanda crescente na sociedade atual, que é a preocupação com os critérios ESG (ambientais, sociais e de governança). As pessoas buscam cada vez mais morar em imóveis que estão alinhados às melhores práticas ambientais e sociais, e procuram as incorporadoras cuja cultura também está alinhada à essas práticas e valores.

No contexto urbano, é fundamental que as edificações futuras contemplem elementos sustentáveis para mitigar os efeitos negativos do impacto humano, tais como enchentes, alagamentos, inundações e o aumento excessivo de temperatura. Desta forma, a certificação não apenas beneficia os moradores do empreendimento, proporcionando ambientes mais saudáveis e econômicos, mas também contribui para melhorar a qualidade de vida do entorno, reduzindo os impactos ambientais adversos e criando espaços urbanos mais sustentáveis.

 

Para saber mais sobre esta certificação do Casa Moinhos, conversamos com o arquiteto Tiago Guaragna, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Melnick, confira:

  1. 1. Qual é a certificação ambiental que o empreendimento recebeu?Certificação em Sustentabilidade Ambiental com modalidade Diamante, emitida pela Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura de Porto Alegre.
  2. Quais são os critérios avaliados para receber essa certificação?Os projetos dos empreendimentos inscritos para receber essa certificação devem alcançar pontuações em sete diferentes dimensões de sustentabilidade. Essas dimensões incluem a conservação da biodiversidade local, adaptação às condições climáticas, gestão de energia e redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE), gestão da água, tratamento dos resíduos, uso responsável de materiais e acessibilidade, mobilidade e humanização das edificações e dos espaços urbanos. Para obter a certificação na modalidade “Diamante”, que representa o nível máximo de excelência, foi necessário obter a pontuação mínima em pelo menos 5 destas categorias.
  3. Como o Casa Moinhos se adequou às exigências da certificação ambiental? Optamos em atingir a pontuação necessária nas seguintes categorias: 
  • Conservação da biodiversidade local: teremos no mínimo 41% das espécies vegetais do empreendimento nativas autóctones; plantaremos no empreendimento pelo menos duas espécies nativas que estejam ameaçadas de extinção.
  • Energia e emissão de gases de efeito estufa (GEE): optaremos por iluminação por LED em todas as áreas comuns, com tecnologia eficiente em 100% delas; Além disso, instalaremos sistemas de iluminação, nas áreas comuns, com controles independentes e dispositivos de economia, como sensores de presença e temporizadores; nas iluminações externas, para garantir a segurança, utilizaremos exclusivamente luminárias com sistema cut-off (que não iluminam acima do plano horizontal, evitando poluição luminosa).
  • Resíduos: o empreendimento contará com espaço exclusivo dedicado à coleta seletiva e armazenamento de materiais recicláveis; promoveremos e incentivaremos continuamente os proprietários a se conscientizarem sobre a gestão dos resíduos do prédio.
  • Materiais: utilizaremos na obra somente adesivos, selantes e tintas que possuam reduzida emissão de compostos químicos voláteis.
  • Acessibilidade, mobilidade e humanização das edificações e dos espaços urbanos : disponibilizaremos, no mínimo, uma vaga condominial de estacionamento com sistema completo para recarregar veículos elétricos; Os muros, por sua vez, serão recuados em pelo menos 2 m em relação ao alinhamento frontal do terreno, com tratamento paisagístico diferenciado na área remanescente, permitindo um diálogo e um vínculo mais amplo entre o prédio e a cidade; adicionalmente contaremos com uma horta comunitária dentro do empreendimento.

Complementarmente, já implementamos diversas práticas de sustentabilidade em nossos empreendimentos – e no Casa Moinhos não foi diferente. Nossas áreas comuns externas serão equipadas com sistema de irrigação automática, temos torneiras de acionamento automático e temporizadores nas áreas comuns, nossa fachada apresenta generosas áreas de floreiras com vegetação abundante (que será entregue pela Melnick), área generosa de esquadrias, para permitir uma maior entrada de luz natural. Durante toda a duração da obra será aplicado um plano de gerenciamento de resíduos específico, utilizaremos materiais reaproveitáveis no canteiro, como escoras metálicas, proteções periféricas e linhas de vida metálicas reutilizáveis, entre outros.

  1. Quais são os benefícios ambientais e econômicos que o Casa Moinhos obteve com a certificação ambiental?A obtenção da certificação na categoria “Diamante”, trouxe vantagens significativas. Obtivemos a prioridade na análise do processo de licenciamento urbanístico e ambiental do empreendimento. Além disso, conquistamos também o benefício de aumento de 20% na altura total da edificação.

Em termos de benefícios ambientais, podemos citar que a elevação da altura da construção (e por consequência o aumento do número de unidades) resultou em uma otimização da infraestrutura instalada do bairro (incluindo redes de água, luz, esgoto, entre outras). Além disso, as medidas mencionadas anteriormente contribuíram para a redução dos custos condominiais em diversos aspectos, como consumo de água e energia.

 

sobre o Programa de Premiação e Certificação

O Programa de Premiação e Certificação em Sustentabilidade Ambiental é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, que busca reconhecer, certificar e premiar empreendimentos que adotam medidas que contribuam para a redução dos impactos ambientais.

Os empreendimentos poderão receber a Certificação nas categorias Diamante, Ouro, Prata ou Bronze, conforme as ações e práticas de sustentabilidade implementadas.

A participação dos empreendimentos nesse programa de certificação contribuirá significativamente para a melhoria das condições ambientais da cidade, especialmente no que se refere ao bem-estar da sociedade, à preservação dos recursos naturais e à redução das emissões de gases de efeito estufa.

Os empreendimentos certificados de acordo com o Decreto 21.789 poderão receber incentivos urbanísticos e fiscais, conforme estabelecido em legislação específica.

FOTO: Divulgação Prefeitura de Porto Alegre

CASA MOINHOS, A BELEZA DE SER BRASILEIRO

A Melnick volta ao bairro mais charmoso e querido da cidade em grande estilo ao lançar o Casa Moinhos, um empreendimento exclusivo, de alto padrão, que destaca os talentos da arquitetura, da arte e do design brasileiro. Com apartamentos a partir de 285 m², sendo quatro suítes, e uma área de lazer inédita em imóveis da região, o Casa Moinhos começa a ganhar vida na rua Hilário Ribeiro, 150, no coração do Moinhos do Vento.

“Trata-se de um empreendimento muito diferente, com uma arquitetura mais autoral, trazendo a brasilidade em termos de arquitetura e arte. Grandes artistas brasileiros vão assinar os mobiliários e obras presentes nesse projeto”, enfatiza Juliano Melnick, CEO da construtora. “É um empreendimento todo especial, que chega para somar à região e deixar o bairro ainda mais bonito do que ele é”, orgulha-se.

O principal diferencial é, sem sombra de dúvidas, a sua localização. Com uma atmosfera elegante e sofisticada, ampla diversidade cultural, um centro gastronômico que reúne renomados chefs e culinárias típicas de praticamente todos os lugares do mundo, um mix de lojas composto pelas melhores marcas do mercado, além de um shopping center completo e um dos parques mais bonitos e bem estruturados da cidade, o Moinhos de Vento é sinônimo de bem-estar e qualidade de vida.

No total, são 17 pavimentos e 24 unidades residenciais. Do segundo pavimento ao décimo, são duas unidades por andar. Do décimo primeiro à cobertura, apenas um. E como protagonistas do projeto arquitetônico, os terraços. “Cada terraço tem uma profundidade e um formato. Portanto, todas as unidades têm ótima incidência solar”, observa Tiago Guaragna. “São terraços desencontrados, com coberturas suspensas. Portanto, cada apartamento é único”, afirma.

 

ESG NA PRÁTICA

Com o propósito de transformar o jeito de morar, trabalhar e conviver das pessoas, a Melnick é uma empresa 100% comprometida com o impacto proporcionado por seus empreendimentos e, mais ainda, com o legado transformador de um conjunto concreto de ações socioambientais. Criado em 2004, o conceito de ESG (sigla para Environmental, Social and Governance) tem recebido mais relevância a cada dia. Muito antes da existência do termo, ações sociais, ambientais e de governança já faziam parte da rotina corporativa da Melnick. Isso porque a percepção do seu papel na construção de um mundo mais amigável faz parte do seu DNA desde a sua fundação, há mais de 50 anos. Por isso, para a Melnick, muito mais que uma sigla, ESG é sinônimo de compromisso, princípio e valor.

 

Conheça o Casa Moinhos – https://www.melnick.com.br/enterprise/casa-moinhos