Bem-vindo ao blog da Melnick

Aqui você encontra conteúdos e notícias sobre a nossa empresa e temas que fazem parte do nosso dia a dia. Aproveite este espaço e fique por dentro das nossas novidades

Lançamentos - 11/04/2023

MELNICK VOLTA AO BAIRRO MOINHOS DE VENTO

MELNICK VOLTA AO BAIRRO MOINHOS DE VENTO

O bom filho a casa torna, diz o ditado popular que se refere ao ato de alguém retornar a algum lugar especial que costumava frequentar no passado. E é exatamente isso que representa para a Melnick voltar a um dos bairros mais charmosos e queridos dos porto-alegrenses, o Moinhos de Vento. Para quem não sabe, desde 1970, quando Milton Melnick fundou a Melco – que depois veio a se tornar a Melnick –, a empresa já teve diferentes sedes em Porto Alegre, e uma delas, muito especial, foi em frente à Praça Doutor Maurício Cardoso.

Era meados de 1994 quando a criação do Personal System, primeiro sistema de personalização de imóveis vendidos a preço fechado do Brasil, representou um importante passo na expansão dos negócios da Melnick e gerou a necessidade de mudança do escritório para um espaço maior. “Saímos da rua André Puente e nos estabelecemos ali no Moinhos de Vento. Ficamos muitos anos no bairro”, recorda Juliano Melnick, CEO da construtora. “Tenho boas lembranças daquela época, de sair para almoçar pelo bairro. Às vezes com amigos, outras com a família ou com colaboradores. Temos uma vivência muito grande com o Moinhos de Vento e esse apego em função da antiga sede lá”, descreve ele.

Com uma atmosfera elegante e sofisticada, ampla diversidade cultural, um centro gastronômico que reúne renomados chefs e culinárias típicas de praticamente todos os lugares do mundo, um mix de lojas composto pelas melhores marcas do mercado, além de um shopping center completo e um dos parques mais bonitos e bem estruturados da cidade, o Moinhos de Vento é sinônimo de bem-estar e qualidade de vida. E a Melnick já não via a hora de voltar a colaborar com a beleza e evolução desse bairro, a modernização da sua arquitetura e retomar mais uma vez a boa relação que tem com essa região tão estimada da capital gaúcha.

“A Melnick se movimenta junto com o desenvolvimento da cidade. Porto Alegre vai crescendo, melhorando, ganhando espaço e a Melnick também segue em paralelo a ela. Sempre digo que é uma relação ganha-ganha, porque uma empresa que empreende só consegue crescer se a cidade também se desenvolver e ficar melhor. Afinal, todo mundo quer morar em uma cidade boa”, reforça Juliano Melnick. “Quanto melhor os empreendimentos forem e ajudarem a cidade a crescer de forma sustentável, mais iremos evoluir junto com ela. Isso é que é bonito. Isso é uma relação de amor”, declara o empresário.

ONDE O ANTIGO E O CONTEMPORÂNEO CONVIVEM EM TOTAL HARMONIA

Tradicional bairro da capital gaúcha, o Moinhos de Vento recebeu este nome em função dos moinhos de famílias açorianas que ali se estabeleceram para plantar e moer trigo. Por esse motivo, a tão conhecida e movimentada rua Vinte e Quatro de Outubro costumava se chamar Caminhos dos Moinhos de Ventos. O que impulsionou o crescimento do bairro foi a implantação, em 1893, da linha de bondes Independência pela Companhia Carris. A abertura do Prado Independência, um ano depois, foi outro fator que colaborou para o progresso da região, que, com o passar dos anos, se tornou cada vez mais ativa e relevante para a cidade.

Quem anda pelas ruas do Moinhos de Vento pode observar diversos traços e estilos arquitetônicos que revelam parte da história do bairro. Um dos prédios que mais chama a atenção por sua beleza e imponência é o da Hidráulica Moinhos de Vento, onde está situada a Estação de Tratamento de Água Moinhos de Vento do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE). Construído entre os anos de 1927 e 1928 em uma área de seis hectares, tem sua arquitetura inspirada no Palácio de Versalhes, da França, inclusive os jardins, que servem de cenário para muitas filmagens e ensaios fotográficos, e apresenta traços ecléticos e positivistas.

Seguindo em direção à Associação Leopoldina Juvenil, tradicional clube de Porto Alegre que tem sua sede datada de 1954 e características do estilo art nouveau, há os famosos casarões da rua Barão de Santo Ângelo. Alguns são das décadas de 1920 e 1930 e já foram inclusive inventariados como patrimônio histórico da cidade e memória histórica do Moinhos de Vento.

Outro tesouro arquitetônico tombado pelo município são os oito sobrados geminados da rua Félix da Cunha, situados entre as ruas Padre Chagas e Tobias da Silva. Construídos no início da década de 1930, com projeto do arquiteto tcheco Egon Weindorfer, na época radicado na capital gaúcha, são de estilo art decó, com portas e janelas lisas e floreiras e balcões metálicos geometrizados.

E assim, ao mesmo tempo que mantém casas e prédios mais antigos, suas praças e ruas arborizadas, o comércio de rua e uma série de cafés, bares e restaurantes com mesas na calçada, o Moinhos de Vento recebe gradualmente arrojados e inovadores empreendimentos comerciais e residenciais que trazem ainda mais conveniência e entusiasmo à região. Afinal, um bairro não pode parar no tempo e viver só do passado.

“É importante que o bairro se oxigene e ganhe novos empreendimentos imobiliários, porque a dinâmica da região vai crescendo e mudando. Ele precisa dessas transformações para se manter atualizado”, acredita Juliano Melnick. “Às vezes é uma arquitetura nova que traz esse modernismo, outras vezes são serviços que chegam por meio de um hotel ou de um centro comercial, como a Galeria Casa Prado. É isso que vai oxigenando o bairro e tornando-o mais atraente, e eu acho que a Melnick está trazendo isso para o Moinhos de Vento”, revela ele.

COMO A MELNICK VEM MARCANDO PRESENÇA NA HISTÓRIA DO MOINHOS DE VENTO

Moulin Quintino – Sonho concretizado

O primeiro empreendimento construído pela Melnick no bairro foi entregue em 2015. Como a região preserva muitas casas e prédios mais antigos, seus moradores queriam muito receber um empreendimento moderno, com plantas mais espaçosas e bem planejadas, com um número maior de vagas de estacionamento e, principalmente, infraestrutura de lazer e segurança para toda a família. “Ficamos muito felizes em assinar um projeto como esse, de alto padrão de qualidade e de bom gosto, à altura de uma região tão nobre e admirada pelos porto-alegrenses”, afirma Juliano Melnick.

Park Plaza Moinhos 1903

Entregue no segundo semestre de 2022, é o primeiro hotel temático de clube de futebol no Brasil. Resultado da parceria firmada entre a Melnick, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, a Radisson Hotel Group e a Atlântica Hotels, o empreendimento representa também a volta do clube ao Moinhos de Vento, bairro onde teve seu primeiro estádio, a Baixada do Moinhos de Vento, no qual treinou e jogou entre os anos de 1904 e 1954. “Estamos muito orgulhosos com esta parceria com o Grêmio, inédita no País, que vai trazer vida e turismo ao bairro com este empreendimento inovador”, destaca o CEO da construtora.

O QUE VEM POR AÍ

Para Juliano Melnick, a arquitetura mais moderna chega não para substituir a outra, mas para equilibrar. “Para que um bairro fique com as coisas bonitas do passado, que são importantes, mas também respire as novidades do presente e do futuro”, relaciona ele. “O equilíbrio é interessante para a região. Ter boas casas e prédios preservados que contam essa história do bairro, mas ter também esta modernidade, esta arquitetura nova, mais brasileira. Porto Alegre teve um up em termos de arquitetura nesses últimos três anos que é fenomenal. Esses novos empreendimentos estão muito atuais. São prédios que estão embelezando a cidade. Que fazem este contraponto entre o antigo e o novo, trazendo uma vida mais completa para todos”, evidencia o empresário.

Recém entregue, o Park Plaza Moinhos 1903 já faz parte desse novo cenário, segundo ele, mas tem muito mais por vir. “Vamos lançar agora o Casa Moinhos, na rua Hilário Ribeiro, naquele Moinhos de Vento bem central, no meio de tudo. Um empreendimento muito diferente, com uma arquitetura mais autoral, trazendo a brasilidade em termos de arquitetura e arte. Grandes artistas brasileiros vão assinar os mobiliários e obras presentes nesse projeto”, antecipa Juliano Melnick. “É um empreendimento todo especial, que chega para somar à região e deixar o bairro ainda mais bonito do que ele é”, orgulha-se.