Bem-vindo ao blog da Melnick

Aqui você encontra conteúdos e notícias sobre a nossa empresa e temas que fazem parte do nosso dia a dia. Aproveite este espaço e fique por dentro das nossas novidades

A Melnick - 14/02/2023

Recordes de vendas e lançamentos em 2022

Recordes de vendas e lançamentos em 2022

  Números divulgados recentemente pela pesquisa mensal do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) revelam que o desempenho em vendas e lançamentos de imóveis novos em Porto Alegre é o melhor já obtido desde a criação, em 2020, do estudo intitulado Panorama do Mercado Imobiliário – Porto Alegre, elaborado em parceria com a Alphaplan – inteligência em pesquisas – e a plataforma Órulo.
No total, 5.436 unidades foram vendidas ao longo de 2022, um crescimento de 24,02% frente as 4.383 unidades de 2021. Já o número de lançamentos registrados foi de 4.387 unidades, um aumento de 20,85% em comparação às 3.630 unidades lançadas em 2021 e de 47,21% contra as 2.980 unidades de 2020. O Valor Geral de Vendas (VGV) atingiu a cifra de R$ 5,1 bilhões no ano passado.
Com relação à tipologia dos imóveis vendidos, os estúdios representaram 31% do total negociado em 2022. A seguir, aparecem os apartamentos de dois dormitórios (29%) e os de três dormitórios (27%).

Mas o que justifica tal desempenho?
  Para o vice-presidente do Sinduscon-RS e CEO da Melnick, Juliano Melnick, são três os principais fatores que contribuíram para esses resultados. O primeiro deles ainda é fruto da pandemia e da forma como as pessoas passaram a se relacionar com suas moradias. “Muitas pessoas foram buscar empreendimentos mais atuais, com plantas que valorizam espaços ao ar livre, como sacadas e pátios, ou que tenham uma área melhor planejada para o recebimento de encomendas ou um coworking”, exemplificou o empresário em entrevista ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha. “Alguns hábitos novos se criaram a partir desse momento que todos nós vivemos, como o próprio home office. À medida que, para algumas pessoas, a casa vira também seu escritório, existe uma adaptação a ser feita e os novos apartamentos estão mais preparados para isso”, avaliou.

  Outra questão apontada por Juliano Melnick que favoreceu os recordes do setor – e que continua sendo um fator vantajoso para o consumidor aproveitar ainda este ano – é os preços dos imóveis da capital gaúcha estarem defasados em comparação aos de outras localidades ou a outros bens de consumo. “O preço do carro novo, por exemplo, subiu mais do que o do imóvel”, disse ele. “O valor do imóvel em Porto Alegre já deveria ter aumentado mais. Por isso, esta é uma janela de oportunidades para o comprador adquirir um imóvel com um investimento mais baixo se comparado aos de outras praças que já reajustaram melhor os estoques dos seus imóveis”, destacou.
  Por último, mas não menos importante, o empresário lembrou que o mercado imobiliário serve, muitas vezes, para as pessoas, em momentos de instabilidade ou desconfiança, como em períodos eleitorais e possíveis trocas de governos, investirem suas economias com segurança. “O mercado da construção civil sempre foi porto seguro para as pessoas depositarem seu dinheiro”, afirmou.

 

Planos da Melnick para 2023
Além dos números e resultados obtidos pelo setor da construção civil no ano passado, as perspectivas e os projetos da construtora e incorporadora para 2023 também foram assunto da conversa entre o CEO da Melnick e a jornalista Giane Guerra. “A Melnick tem, nos últimos anos, se caracterizado por essa relação muito próxima com a cidade, tentando fazer empreendimentos muito diferentes. Temos, como um dos propósitos, transformar Porto Alegre por meio dos nossos empreendimentos”, enfatizou Juliano Melnick. “Vamos seguir nessa linha, buscando sempre fazer esses empreendimentos mais icônicos, e não apenas mais um prédio para a cidade.”

Cidade Nilo

  Dentre os empreendimentos destacados está o Cidade Nilo, complexo que tem a proposta de reunir residências, uma praça interna, um shops de luxo e um supermercado Zaffari em uma das regiões mais queridas dos gaúchos, em frente à Praça Carlos Simão Arnt, mais conhecida por Praça da Encol. “Ainda estamos em etapa de lançamento. É uma obra um pouco mais longa, mas que já começa a ser executada este ano”, garantiu o empresário. “É um empreendimento que traz esse conceito de dialogar com a cidade. Um projeto muito diferente, com um grupo de arquitetos que inclui o paulista Gui Mattos junto com os locais daqui José de Barros Lima e Roseli Melnick. Então, traz essa arquitetura diferenciada para Porto Alegre para tentar oxigenar um pouco a cidade. É um projeto que vai agregar valor não só para as pessoas que comprarem uma unidade no empreendimento, mas também para a cidade”, frisou.

 

  Perguntado sobre o terreno localizado na rua Duque de Caxias, perto do antigo Hotel Everest, no Centro Histórico da cidade, o CEO da Melnick contou que é um empreendimento ainda em fase inicial de projeto, mas que, muito provavelmente, terá características de uso misto, com lojas, para que as pessoas possam usufruir daquele espaço aberto na base, e unidades residenciais. “É um projeto embrionário, que não deve acontecer ainda este ano, é para um pouco mais adiante, mas o que eu posso adiantar é que será dessa categoria de projetos icônicos, que vai conversar com a cidade e oferecer facilidades a ela”, anunciou.

Square Garden

 

  Outro projeto que não poderia deixar de ser comentado é o Square Garden, food park itinerante que nasceu no antigo terreno do Ginásio da Brigada Militar, antecedendo o lançamento do produto que contará com residências, hotel e shops, além de um food hall com padrão internacional. “É um terreno diferenciado, de visibilidade muito grande”, evidenciou Juliano Melnick. “Já fizemos lá o Garden, que é uma experiência muito legal em termos de gastronomia, justamente para adiantar um pouco o que o empreendimento terá. Esse também é um daqueles projetos que não fazia sentido a gente cercar e não fazer essa interação com a cidade, mas é um projeto que ainda está em tramitação”, esclareceu ele, que expôs ainda a ideia de ter no local um rooftop com restaurante para que as pessoas possam usufruir de um visual único da cidade e do Guaíba. “Não queremos algo privado, mas público. Que tanto a parte inferior da base, que se relaciona com a rua, quanto o topo da edificação tenham acesso público e que, de novo, a cidade possa, junto com a Melnick, se transformar em algo melhor”, ressaltou.

Hotel v3rso

  Para finalizar, Juliano Melnick falou ainda sobre a fase de lançamento do V3rso, primeiro tech boutique hotel de Porto Alegre realizado em parceria com o Grupo Emiliano. “Acho que é algo que estava faltando na cidade! Ele fará parte do Nilo Square, outro empreendimento nosso na Nilo Peçanha”, contou o CEO. “Nossa autoestima, como porto-alegrenses, está muito melhor hoje do que há alguns anos atrás. Acho que o resgate da orla trouxe muito isso, e é isso que nós queremos, uma cidade melhor para todo mundo”, concluiu.