Bem-vindo ao blog da Melnick

Aqui você encontra conteúdos e notícias sobre a nossa empresa e temas que fazem parte do nosso dia a dia. Aproveite este espaço e fique por dentro das nossas novidades

A Melnick - 05/06/2023

PONTAL RECEBE CERTIFICAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE INTERNACIONAL

PONTAL RECEBE CERTIFICAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE INTERNACIONAL

A torre comercial do Parque do Pontal confirma seu selo de sustentabilidade AQUA-HQE™, certificação internacional da construção de alta qualidade ambiental, desenvolvida a partir da renomada certificação francesa Démarche HQE™, aplicada no Brasil exclusivamente pela Fundação Vanzolini. A emissão do documento chancela a recomendação ocorrida já na etapa de pré-projeto do empreendimento.

“A certificação AQUA-HQE™ nasce no projeto e conceituação do empreendimento e, ao longo do processo de execução da obra, realiza auditorias mensais para a comprovação de atendimento tanto dos itens de projeto quanto dos itens de desenvolvimento da obra”, explica o Eng. Paulo Bassi, Gerente de Obras da Melnick. Nessas visitas, busca-se avaliar o sistema de gestão ambiental implantado, com foco no atendimento efetivo aos requisitos que conduzem a uma sustentabilidade concreta do empreendimento.

Dentre as principais atividades monitoradas e desenvolvidas in loco, estão o controle de compra de materiais, consumos de água e energia elétrica, geração de resíduos, assim como a verificação de boas práticas de sustentabilidade no canteiro de obras e seu entorno e conforto acústico, higrotérmico, olfativo e visual. Entregue em dezembro de 2022,  a torre comercial do Parque do Pontal conta com mais de 230 consultórios, hotel, clínicas e salas comerciais, além de um Centro de Eventos e Convenções, ainda em construção, com capacidade para até mil pessoas.

“É com imenso prazer que recebemos a certificação AQUA-HQE™ na torre do Pontal, um projeto tão icônico para a cidade de Porto Alegre”, afirma Juliano Melnick, CEO da construtora e incorporadora. “Temos convicção do papel que a torre do Pontal tem como empreendimento icônico de também ser uma torre sustentável para ajudar a tornar a nossa cidade mais sustentável, além de que, com certeza, vai tornar o imóvel mais valorizado para todos os clientes que adquiriram uma unidade nesse empreendimento”, garante ele.

CERTIFICAÇÃO AQUA-HQE™

Desde o seu lançamento, em 2008, o processo AQUA-HQE™ propõe um novo olhar para a sustentabilidade nas construções brasileiras. Mantendo a base conceitual francesa, seus referenciais técnicos foram desenvolvidos considerando a cultura, o clima, as normas técnicas e a regulamentação presentes no Brasil, buscando sempre uma melhoria contínua de seus desempenhos. No mundo, são mais de 230 mil projetos certificados AQUA-HQE™, sendo 356 deles distribuídos em 15 estados brasileiros, o que equivale a mais de 14 milhões de metros quadrados construídos certificados em todo o Brasil.

Segundo Bruno Casagrande, gestor de negócios da certificação AQUA-HQE™ da Fundação Vanzolini, o Complexo do Pontal é o primeiro empreendimento multiuso certificado em Porto Alegre. A certificação representa, para as empresas e projetos, um importante avanço na tecnologia, normalização e regulamentação e, para a sociedade, a garantia de que um novo imóvel ou edifício em restauração se desenvolva atendendo aos mais elevados requisitos de desempenho ambiental do mundo. “São exigências técnicas que impulsionam o aperfeiçoamento e a qualidade dos produtos imobiliários. Ao se comprometer com a AQUA-HQE™, o empreendedor se obriga a pensar, desde as fases iniciais do projeto, no entorno do empreendimento durante a sua construção, no seu uso e na sua desconstrução”, define ele.

“A certificação garante o respeito às características urbanas locais e à integração do empreendimento de forma amigável na comunidade. Na AQUA-HQE™, 50% das exigências técnicas visam às condições ideais de saúde e conforto e 50% promovem benefícios ambientais”, esclarece Casagrande. “Assim, os projetos demonstram o cumprimento dos objetivos de desempenho em conforto térmico, no verão e no inverno, acústico, visual e olfativo e de eficiência no uso da água e energia, onde as pessoas possam viver com comodidade e bem-estar”, completa.

 

CARLOS GOMER SQUARE ENCAMINHA CERTIFICAÇÃO LEED PLATINUM

Outro empreendimento Melnick que trabalhar atualmente para ser reconhecido por suas boas práticas construtivas é o Carlos Gomes Square. O complexo multiuso formado por três torres, sendo duas corporativas e uma residencial, e um mall busca a certificação LEED.

O Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações utilizado em mais de 160 países. Com o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações, essa certificação funciona para todos os edifícios e pode ser aplicado a qualquer momento no empreendimento.

Os projetos que buscam a certificação LEED são avaliados nas seguintes categorias: Processo Integrado, Localização e Transporte, Terrenos Sustentáveis, Eficiência Hídrica, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade do Ambiente Interno, Inovação e Prioridade Regional. Cada uma delas possui pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações). À medida que são atendidos, garantem pontos à edificação. O nível da certificação é definido conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 a 110 pontos, divididos em quatro níveis: Certificado, Silver, Gold e Platinum.

“O Carlos Gomes Square está hoje com mais de 80 pontos, o que o qualifica para a obtenção do LEED Platinum, que é o grau máximo dessa certificação”, declara o Eng. Pedro Cauduro, gerente de Novos Negócios da Melnick. Dentre os diferenciais do empreendimento, ele evidencia uma funcionalidade energética 39% mais eficiente que as normas internacionais, com sistema de climatização de alto desempenho com VRF, utilização da água 32% mais eficiente que as normas internacionais, fachadas em vidros de alto desempenho, que garantem iluminação natural abundante para as áreas internas e um excelente conforto térmico e acústico para os usuários, e um mall a céu aberto, amplamente arborizado e conectado a uma área de preservação ambiental.

Cabe destacar ainda que o estacionamento do Carlos Gomes Square terá mais de 10% de suas vagas com carregadores para carros elétricos e espaços para CarShare (aluguel de veículos em que o cliente aluga o carro pela quantidade de horas utilizadas). Além disso, o empreendimento contará com um projeto nacionalmente pioneiro de economia circular que garantirá de 95% a 100% de reciclabilidade, eliminação de resíduos para aterro e redução na pegada de carbono.

ESG NA PRÁTICA

Com o propósito de transformar o jeito de morar, trabalhar e conviver das pessoas, a Melnick é uma empresa 100% comprometida com o impacto proporcionado por seus empreendimentos e, mais ainda, com o legado transformador de um conjunto concreto de ações socioambientais. Criado em 2004, o conceito de ESG (sigla para Environmental, Social and Governance) tem recebido mais relevância a cada dia. Muito antes da existência do termo, ações sociais, ambientais e de governança já faziam parte da rotina corporativa da Melnick. Isso porque a percepção do seu papel na construção de um mundo mais amigável faz parte do seu DNA desde a sua fundação, há mais de 50 anos. Por isso, para a Melnick, muito mais que uma sigla, ESG é sinônimo de compromisso, princípio e valor.