Bem-vindo ao blog da Melnick

Aqui você encontra conteúdos e notícias sobre a nossa empresa e temas que fazem parte do nosso dia a dia. Aproveite este espaço e fique por dentro das nossas novidades

A Melnick - 21/08/2023

TRANSFORMAÇÃO DO SETOR HOTELEIRO E CRESCIMENTO DO TURISMO EM PORTO ALEGRE

TRANSFORMAÇÃO DO SETOR HOTELEIRO E CRESCIMENTO DO TURISMO EM PORTO ALEGRE

TRANSFORMAÇÃO DO SETOR HOTELEIRO E CRESCIMENTO DO TURISMO EM PORTO ALEGRE

Fazer turismo em Porto Alegre virou tendência. Quem comprova isso são os dados do Ministério do Turismo que colocaram a capital gaúcha como um dos 25 destinos mais procurados em 2022. As justificativas para tal movimento são inúmeras e vão muito além dos pontos turísticos convencionais: a cidade é referência em turismo de negócios e eventos como o South Summit, Casa Cor, ConstruSul e Fórum da Liberdade. Um levantamento do Convention & Visitors Bureau (POACVB) aponta que 43% dos participantes de congressos e feiras realizados em Porto Alegre, ficam na capital por mais dois ou três dias após o término do evento, envolvidos com passeios e compras. Pesquisas comprovam que o mercado de eventos em Porto Alegre gera grandes efeitos multiplicadores. Para cada R$ 1,00 gasto no setor, voltam R$ 1,50 para a economia, sendo que os segmentos mais impactados são os de hospedagem, alimentação e serviços diversos.

Os turistas, de várias nacionalidades e regiões do país, visitam Porto Alegre por inúmeros motivos. Seja pelas conexões geradas pelo Instituto Caldeira ou para visitar locais tradicionais como o Farol Santander, Museu de Arte do Rio grande do Sul e Fundação Iberê Camargo. As atrações ao ar livre ficaram ainda mais interessantes frente à revitalização da Orla do Guaíba, cuja terceira etapa foi entregue à população em 2021. Neste espaço, além de curtir um dos cartões postais da cidade, o pôr-do-sol do Guaíba, é possível usufruir de um complexo esportivo e de lazer com 29 quadras poliesportivas, pista de caminhada, ciclovia e a maior pista de skate da América Latina. Outra grande atração no Centro Histórico é o Cais Embarcadero com opções de alimentação, lazer, esporte, cultura e entretenimento. Segundo a secretaria de Turismo do Estado, junto com o Sebrae/RS, após a instalação do Embarcadero a capacidade hoteleira do município aumentou em 150%.

Para quem curte esportes, uma boa pedida é a Maratona Internacional de Porto Alegre, que reúne atletas de todo o mundo, os estádios Beira-Rio do Internacional e Arena do Grêmio, que além de sediarem clássicos de vários campeonatos ainda são palco de grandes apresentações musicais, nacionais e internacionais. Para os turistas que gostam de conhecer shopping centers, Porto Alegre oferece desde os clássicos e tradicionais Iguatemi, Praia de Belas e Barra Shopping, até o novíssimo Pontal Shopping, que está localizado no complexo multiuso Pontal, um empreendimento icônico que tem em sua estrutura o primeiro DoubleTree by Hilton do Sul do Brasil.

Frente a esse cenário crescente do turismo em Porto Alegre, a Melnick está focada em atender essa demanda, ajudando nesse momento de transformação do setor hoteleiro, construindo novos hotéis e oferecendo mais opções de hospedagem para quem escolhe a capital dos gaúchos como destino, seja para turismo, negócios ou eventos.

 

Capital é referência na realização de grandes eventos

Não é de hoje que Porto Alegre virou referência como local para a realização de grandes eventos que por sua magnitude atraem muitos visitantes de fora da cidade, fomentando e muito o turismo na capital. Um dos casos mais recentes é a escolha da capital gaúcha para a realização da edição brasileira do South Summit, consolidando Porto Alegre como a capital, não apenas da inovação, mas também do acolhimento e do empreendedorismo. Já foram realizadas duas edições e a mais recente, neste ano, contou com a presença de 22 mil pessoas. Conforme a organização do South Summit, a escolha de Porto Alegre se deu porque a cidade possui um ecossistema de inovação que conta grandes parques tecnológicos e mais de mil startups. Um dos eventos mais tradicionais da cidade é o Fórum da Liberdade, realizado na capital desde 1988, e que, neste ano, reuniu mais de 40 palestrantes e um público de 4 mil pessoas. O evento é considerado o maior espaço de debates políticos, econômicos e sociais da América Latina. Outra mostra que é a cara da cidade é a Casa Cor RS que completa, em 2023, 31 anos, sempre apresentando as principais tendências de arquitetura, design e paisagismo. Ainda na área da arquitetura e construção civil, a cidade sedia neste ano a 24ª edição da Feira Internacional da Construção (ConstruSul) cujo tema, neste ano, foi a transformação digital do setor, pois com uso de tecnologias avançadas, construtoras e empreiteiros podem acompanhar andamento das obras de forma mais ágil e precisa. Como o Rio Grande do Sul é um estado cuja economia está fortemente voltada para o agro, outro grande atrativo para realização de negócios é a Expointer, considerada a maior feira de agronegócios da América Latina. Realizada sempre no mês de agosto no Parque de Exposições Assis Brasil, no município de Esteio, a mostra movimenta o setor hoteleiro da região metropolitana de Porto Alegre e também da capital. Em 2022, a feira bateu recorde de público de todas as edições e recebeu 772,9 mil visitantes.

 

Congressos médicos vão movimentar a capital neste segundo semestre

Os eventos de saúde também costumam ser um grande atrativo para que cada vez mais visitantes cheguem a Porto Alegre. Neste ano, três encontros prometem movimentar o meio médico, dois congressos em setembro e um em novembro. O IV Congresso Sul Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrica (IV SBMEDE) e o Simpósio Brasileiro de Ultrassom em Medicina de Emergência (SB-USME) acontecerão juntos e terão como tema Integração que Salva Vidas, pois todas as palestras e discussões serão focadas no atendimento de todos os profissionais envolvidos na emergência: médicos emergencistas adulto e pediátrico, residentes, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas, equipes da assistência pré-hospitalar e intra-hospitalar, acadêmicos da área da saúde além dos demais profissionais envolvidos com o atendimento emergencial. Ou seja, uma gama gigantesca de profissionais que certamente destinarão algum tempo para conhecer pontos turísticos da capital. Também em setembro está marcado o 78° Congresso Brasileiro de Cardiologia que reunirá mais de oito mil pessoas entre palestrantes e congressistas, médicos e cientistas de diversos países. Os mais importantes estudos clínicos e pesquisas científicas serão apresentadas no Congresso, assim como novas diretrizes que irão orientar os principais tratamentos para as doenças cardiovasculares. E para fechar o ano, Porto Alegre receberá o 20º Congresso Nacional da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) com o tema O crescimento da Medicina do Trabalho desde os ensinamentos de Ramazzini em 1700 até a Industria 5.0. O objetivo de aprimorar e atualizar médicos do trabalho, estudantes e profissionais da área de segurança que atuam em diversas regiões do Brasil e exterior.

 

Instituto Caldeira desponta como grande hub de inovação

Porto Alegre é uma das cinco capitais da América Latina com o ecossistema de inovação emergente mais promissor, segundo o Global Startup Ecosystem Report 2023, junto com o Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Monterrey, no México. O levantamento, realizado pela Startup Genome, é considerado um dos estudos mais abrangentes sobre ecossistemas de startups do mundo, com análise de dados de mais de 3,5 milhões de empresas do ramo.

E na esteira desse levantamento o Instituto Caldeira desponta como o grande hub de inovação na cidade, conectando pessoas e iniciativas por meio de uma comunidade que busca maior competitividade e fomento do ecossistema da nova economia. Com uma programação intensa de cursos, palestras e eventos culturais, reuniões de negócios, além do atrativo da arquitetura do local, instalado nas antigas caldeiras importadas da Europa por AJ Renner, na década de 1920, o instituto já entrou para a lista de pontos turísticos não convencionais e que atraem um público diferenciado.

Fundado por 42 grandes empresas com o propósito de impulsionar transformações por meio da inovação, o Caldeira é um espaço destinado para atividades relacionadas à inovação e à nova economia, além de ser sede de empresas e operações de pesquisa, tecnologia e inovação.  Em mais de 22 mil m², o local tem uma série de residentes que são empresas, startups, universidades e poder público recebem benefícios, eventos e serviços exclusivos do ecossistema, além de possuírem espaço físico dentro do Instituto.

O destino é a Serra, mas impossível não dar uma esticada em Poa

Os turistas que vêm ao Rio Grande do Sul com destino à Serra Gaúcha passam pelo aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e muitas vezes aproveitam para dar uma esticadinha pela capital dos gaúchos. Se na Serra eles encontram cenários bucólicos, com seus vinhedos e cultura e gastronomia típica Alemã ou Italiana, na capital a pegada é mais cosmopolita com uma gama enorme de opções de bares, discotecas, restaurantes e espaços culturais descolados. Gramado e Canela são alguns dos principais lugares para férias e fins de semana prolongados para os próprios gaúchos e turistas de outros estados e países. Com eventos tradicionais como o Festival de Cinema de Gramado, o Natal Luz e as atrações de inverno e ligadas ao chocolate artesanal, essas cidades são responsáveis por um grande fluxo de pessoas durante o ano todo. Assim como Bento Gonçalves e Garibaldi, cidades conhecidas pela tradição na produção de vinhos e espumantes, com feiras como a Fenavinho e a Fenachamp, além das atrações do Vale dos Vinhedos, um caminho no interior de Bento repleto de vinícolas, restaurantes típicos e casas temáticas que contam um pouco da história da colonização italiana no estado.

 

Porto Alegre tem incremento de 43% no índice de ocupação hoteleira

Depois dos anos difíceis da pandemia de COVID-19, finalmente o cenário é de crescimento e de índices positivos para o setor hoteleiro de Porto Alegre. Conforme dados do informativo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) de maio de 2023, o índice de ocupação hoteleira na capital teve um acréscimo de 43% em 2022, em relação a 2021. O valor da diária média também cresceu 25% no ano passado, num comparativo com 2021 e a receita por quarto disponível (RevPAR) que conseguiu se aproximar dos patamares de 2019, registrando um acréscimo de 79% em 2022, em relação a 2021.

Conforme o especialista em investimento hoteleiro, Pedro Sipriano, “estamos no início de um processo de aceleração do mercado”. As justificativas para esse cenário são muitas: pandemia normalizada, taxa de juros já apresentando tendência de queda gradual, inflação voltando para o centro da meta. “Tudo isso nos faz ter uma expectativa aceleração econômica um pouquinho mais clara do país, pela primeira vez, depois de alguns anos”, avalia o especialista. Algumas empresas de rating internacional já veem uma expectativa positiva ante à sinalização de melhoria de classificação do país. Na prática, isso significa que a tendência agora é de volta de crescimento de demanda. E aí nesse horizonte de oferta mais estável as expectativas, elas passam a ser como eram antes da pandemia: de crescimento de ocupação e, ela voltando a crescer, os preços também ganham espaço para aumentar e com isso a expectativa de retorno dos negócios continuarem em evolução. “A tendência de aumento de ocupação, principalmente pegando como referência os últimos dois anos, ela é clara. A gente voltou a ter volume maior e as tarifas também voltaram a crescer, então existe sim uma tendência já de curto prazo de melhoria do cenário”.

Segundo ele, viemos da pior crise relacionada ao setor, em razão do fechamento do país em função da pandemia, e agora o mercado voltou a desempenhar de uma maneira mais positiva os principais mercados de ocupação e diária, como no caso de Porto Alegre. “As diárias também vão entrar no eixo de correção agora com as ocupações mais próximas a limites saudáveis. O setor ele tende a ter uma expectativa de resultado mais positiva”.

 

MELNICK FOCA EM ATENDER DEMANDA TURÍSTICA POR SE HOSPEDAR BEM

Todo esse processo de transformação do potencial turístico de Porto Alegre tem contato com o respaldo da Melnick no que tange ao meio hoteleiro. Uma das prerrogativas de quem faz turismo, seja ele de lazer, estudo ou negócios, é se hospedar bem e é justamente isso que a Melnick tem proporcionado: uma série de opções de hospedagem para que a passagem por Porto Alegre seja ainda mais inesquecível. A Melnick é uma incorporadora e construtora que se preocupa com a cidade e com quem vive nela, sempre buscando planejar e construir empreendimentos icônicos para auxiliar no desenvolvimento da capital.

Conheça os hotéis incorporados pela Melnick em seus complexos imobiliários

Hotel Intercity Canoas – Maxplaza – Completo Hub da Saúde

Construído no complexo multiuso Maxplaza, que alia residência, trabalho, conveniência, serviços, lazer e cuidado com a saúde em um único lugar, o Hotel Intercity Canoas está localizado em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, cidade que também está vivendo transformações importantes nos últimos anos, com investimentos públicos e privados no seu desenvolvimento econômico, social e cultural. Cercado por oportunidades de lazer e negócios, o Intercity Canoas oferece acomodações com restaurante, estacionamento privativo e bar. São 162 unidades hoteleiras, com restaurante e centro de eventos de capacidade estimada para 700 pessoas, além de diversas salas de reuniões.

Moinhos 1903 – hotel do Grêmio

Resultado de uma parceria da Melnick com o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e o Radisson Hotel Group, trata-se do primeiro hotel temático de clubes de futebol no Brasil. Com o projeto, o Grêmio ganhou uma casa na Capital e proporciona aos seus torcedores uma oportunidade única de experimentar espaços alusivos ao universo tricolor. O hotel tem atrações como um memorial gremista, loja temática Grêmio Mania e um pub bar para acompanhar os jogos. Uma excelente opção de hospedagem para apaixonados por futebol. Tudo isso faz do Moinhos 1903 uma estadia obrigatória no coração do bairro Moinhos de Vento.

DoubleTree by Hilton do Brasil – Pontal – complexo da Melnick e BM Par

O DoubleTree by Hilton Pontal Porto Alegre é o primeiro hotel da bandeira de serviço completo da rede Hilton no Sul do Brasil. Com uma infraestrutura completa e localização privilegiada no complexo Pontal, o empreendimento oferece 141 unidades com características de resort, como piscina com borda infinita e vista para o Guaíba, restaurante panorâmico, sauna, área fitness e espaços com paisagismo exclusivo. Além disso, o hotel atende tanto hóspedes de negócios quanto de lazer, alinhando-se à proposta do Pontal. Com mais de 5.700 hotéis ao redor do mundo, a rede Hilton é reconhecida por seu serviço completo e de qualidade.

 

 

 

V3rso – empreendimento Nilo Square

A Melnick e o Grupo Emiliano, pioneiro no conceito de hotel boutique no Brasil, firmaram uma parceria para trazer a Porto Alegre o V3rso Tailored by Emiliano, que fará parte do moderno complexo multiuso junto ao Nilo Square. O Grupo Emiliano, expandindo seu horizonte de atuação, lança a marca V3rso em Porto Alegre. A assinatura V3rso estará presente na torre de hotel do complexo Nilo Square, da Melnick, em parceria com a Dallasanta. O novo modelo, chamado de Taylor Stay, é um estilo de hospedagem inteligente de luxo, customizado por meio de uma plataforma digital. Agrega tecnologia, personalização e curadoria de serviços. Os investimentos em tecnologia no empreendimento, ainda em construção, vão somar R$ 10 milhões nos próximos cinco anos. Suas instalações irão ocupar cinco andares da torre multiuso, e os seus serviços poderão ser acessados não apenas pelos hóspedes, como também pelos moradores dos apartamentos e pelos usuários das salas comerciais do complexo.